O fim do ano está batendo à porta. O Natal já ficou para trás, e é inevitável: começamos a pensar nas resoluções para 2025. E você, já está fazendo sua lista? Antes de decidir o que quero realizar no próximo ano, resolvi refletir sobre algo diferente. Já pensou em criar uma lista do que você não vai fazer?
Muitas vezes, somos tão focados em conquistas que esquecemos de olhar para os erros do passado e aprender com eles. Pensando nisso, resolvi começar minhas resoluções de ano novo pela ótica financeira: o que eu fiz com meu dinheiro em 2024 que não deu certo? O que posso evitar para não repetir esses deslizes em 2025?
Aqui está minha lista de resoluções do que não fazer no próximo ano:
- Não vou comprar nenhum curso online
Em 2024, investi uma boa quantia em cursos online, acreditando que me ajudariam a crescer em diversos aspectos. Mas sabe o que aconteceu? A maioria deles ficou pela metade: não assisti todas as aulas, não fiz as atividades… E, sinceramente, o retorno foi quase nulo. Já aconteceu algo parecido com você?
Em 2025, prometo que vou me dedicar aos cursos que já comprei e extrair o máximo de valor deles. Afinal, gastar dinheiro para acumular conteúdo que nunca será usado é a maior furada!
- Não vou fazer empréstimos desnecessários
No ano passado, fiz um empréstimo para adquirir um bem. Até aí, tudo certo, certo? Errado! Essa decisão comprometeu meu orçamento mensal e me fez sentir que ganhava menos do que realmente ganho. Você já sentiu esse aperto?
Em 2025, minha regra será simples: se não posso pagar à vista ou não é uma necessidade, não vou pegar dinheiro emprestado. Ponto final.
- Não vou parcelar compras desnecessárias
Quantas vezes parcelamos uma compra só porque é “mais fácil” ou porque queremos algo imediatamente? Em 2025, pretendo comprar um novo violão. Mas dessa vez, se não puder pagar à vista, vou esperar e juntar o dinheiro necessário.
Claro, isso não vale para despesas inevitáveis, como impostos, seguros ou contas fixas. Mas, no caso de bens ou itens de desejo, a ideia é evitar parcelamentos que comprometem meu orçamento a longo prazo. E você, o que acha dessa estratégia?

E você, quais são as suas resoluções?
Sei que cumprir essas resoluções não será fácil, mas acredito que, ao evitá-las, poderei terminar 2025 mais satisfeito com minhas finanças e com mais liberdade para realizar meus sonhos.
Agora é a sua vez! Já começou a pensar no que não vai fazer no próximo ano? Que tal começar por aí?
Deixe aqui nos comentários suas resoluções de ano novo — sejam elas do que fazer ou do que não fazer. Vamos trocar ideias e começar 2025 no caminho certo!
